Conexões
Luigi Vinagre
Olá, pessoal, Tudo bem com vocês?
Hoje vim comentar sobre a leitura de "Conexões", do escritor Luigi Vinagre, publicado recentemente pela editora Chiado Books. A CHIADO BOOKS é especializada na publicação de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, sendo a maior empresa em Portugal e no Brasil neste segmento e já tem dez anos de existência.
O escritor Luigi Vinagre nasceu no Rio de Janeiro e, atualmente, reside no Rio Grande do Sul, formou-se em Oceanografia e em Direito. Como visitante ou estudante, pontuou sua vida com diversas viagens pelo continente europeu e pelas Américas. O autor vê em seus livros uma agradável surpresa, inspirado pelas pessoas que conheceu e os lugares que visitou em sua jornada.
No início da obra, somos apresentados à duas personagem, Júlia e Morgana, que se conheceram em um curso de idiomas. Julia é formada em oceanografia e trabalha em uma empresa francesa de petróleo, enquanto que, Morgana trabalha como analista em mercado de ações, incluindo ações de empresas petrolíferas.
O livro também aborda assuntos sobre a exploração de petróleo, questões ambientais, além disso, trata das fontes alternativas de energia, ciência e tecnologia. Essas questões são recorrentes na obra, fazendo parte do enredo, no entanto, os aspectos principais do livro são ainda mais instigantes.
Acompanhamos a personagem Júlia que navega com sua equipe em busca de reservas de petróleo na Guiana Francesa. Em seguida, a empresa atribui à eles uma nova missão: explorar novas áreas em busca de petróleo e o destino é o mar territorial brasileiro. No entanto, esta busca é feita de forma ilegal, com equipamentos que causam grandes impactos ambientais, além disso, a equipe não possui autorização da marinha brasileira, mas como a fiscalização não é eficaz, a equipe consegue obter informações necessárias, considerando promissora as reservas de petróleo encontrada nesta região.
Ocorre que, a empresa brasileira de petróleo passa por uma grande crise, envolvida em escândalos e, por não possuir tecnologia suficiente para exploração, resolve oferecer em leilão a concessão para a exploração de petróleo. A partir daí, empresas internacionais se interessam pelo mercado, iniciando uma corrida e competição para garantir o direito para explorar esta área.
Júlia e Morgana, além de estarem ligadas emocionalmente, formavam uma sociedade comercial que consistia na atuação no mercado de petróleo e, utilizando-se de informações privilegiadas, atuavam em operações eletrônicas fraudulentas.
Diante deste cenário, conhecemos um outro personagem chamado Rutgel, amigo de Júlia e Morgana, e um dos donos de uma tradicional empresa atuante na exploração de petróleo, fornecedora de equipamentos e tecnologia para exploração. Assim, os personagens formam uma aliança atuando em operações fraudulentas, em negócios obscuros envolvendo mercado de ações, bolsa de valores, na tentativa de levar vantagens e lucros, desvalorizando ações de empresas concorrentes. Mas, para isso, eles contam com a ajuda de Simon, que vai operar como hacker, dissimulando o fluxo de dados e chacoalhando a bolsa de valores. A partir daí, teremos toda uma investigação policial para identificar os responsáveis por essas operações fraudulentas.
Eu achei em interessante esse título "Conexões" porque mostra a conexão entre os personagens, além das conexões tecnológicas. O livro também aborda os dramas e as particularidades vivenciados pelos personagens.
Se você se interessou pela temática e quer saber mais sobre a obra e onde adquirir o seu exemplar , acesse o link: https://www.conexoesluigivinagre.com.br/comprar


Comentários
Postar um comentário