Conto #22: O Quarto, de Jean-Paul Sartre



Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Essa semana finalizei a leitura de "O Quarto", de Jean-Paul Sartre e esse conto faz parte do livro "O Muro" e quando vi disponível no #kindleUnlimited fiquei motivada a ler algo do autor, pois li pouca coisa do Sartre (pretendo ler mais!!! ). Na verdade, só fiz a leitura de "O Existencialismo é um humanismo", que gostei bastente. E sempre fico com vontade de ler os livros de ficção e as peças. 
O que me chamou a atenção e me impressionou foi o tema abordado neste conto: a existência de um muro que diferencia dois mundos - o da loucura e o da lucidez. Eu simplesmente fiquei impressionada como a história.
Neste conto, o autor nos apresenta a história de Êve, uma jovem casada com Pierre que foi diagnosticado com distúrbios mentais. No entanto, os pais da moça não aceitam que a filha continue casada, aconselhando que o abandone,  já que ele não é mais a mesma pessoa. Além disso, os pais sugerem que seja internado no hospital, mas Êve deseja ficar ao lado do marido e assim, ela acaba imergindo nas loucuras dele, vivenciando esse seu mundo particular. É impressionante como Sartre narra os conflitos dos personagens, pois ele nos revela o que pensam, o que sentem, suas angústias, intolerâncias, preconceitos, decepções, compartilhando com o leitor seus pensamentos mais íntimos.  Destaquei o trecho a seguir que representa os diferentes mundos vivenciados por Êve e Pierre.
"Há um muro entre você e eu. Eu vejo você, falo com você, mas você está do outro lado."
Agora, diga-me, qual é o seu livro favorito do Sartre ou qual livro gostaria de ler?
E sobre essa temática da loucura, qual livro ou personagem vocês se lembram?
TL @tourliterario⠀
#tourliterario
Conto: O QUARTO⠀⠀
de Jean-Paul Sartre⠀#KindleUnlimited⠀
#literaturafrancesa #jeanpaulsartre #oquarto #lendocontos⠀





 


 




Comentários