[Café Literário] #1. Literatura como alento para aliviar angústias e aflições



[Café com Tour Literário] 
Episódio #1: Literatura como alento para aliviar angústias e aflições. 


    A literatura tem sido meu reduto nestes últimos anos, remédio e resistência. Nas leituras encontro refúgio e alento para curar angústias e aflições, principalmente em tempos de pandemia, isolamento social,  crise na saúde, crise política, econômica, humanitária... momento muito difícil!!! Na verdade, gostaria de colocar aqui esse lado terapêutico e curativo da literatura. Como funciona para você? Você costuma se valer dessa alternativa? Como a literatura ajuda a restabelecer seu emocional, seu psicológico? 
    Bom... pensando na literatura como remédio e refúgio, lembro de dois livros que funcionaram como "elemento terapêutico" um tempo atrás : "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo e "E o vento levou", de Margaret Mitchell. Na época eu ainda cursava mestrado e foi uma fase puxada, cansativa psicologicamente, mas sempre reservava um tempo para ler. Não só o mestrado, mas questões de saúde na família para resolver me deixavam aflita, no entanto, encontrava alívio nas leituras. Que  felicidade eram aqueles momentos quando pegava um livro para ler ... momentos marcantes! Foram leituras que me emocionaram tanto pela história quanto pelo que pude aprender com elas. 
    Sabemos dos inúmeros benefícios da leitura. Nela encontramos aconchego, consolo, entretenimento, nos emocionamos, ampliamos a perspectiva da realidade. Além disso,  possibilita a busca e ampliação do conhecimento em diferentes áreas e que contribuem para a formação humana, um excelente remédio contra a cegueira social, pois nos instiga a refletir, questionar, reivindicar melhorias, se posicionar no mundo e na sociedade contra as atrocidades. Por isso, a leitura será sempre um excelente remédio. 


Agora você, qual livro encontrou alento...refúgio? O que você faz para aliviar angústias e aflições?

Pegue o seu café e bora conversar?  
.
.
.
.

  
Template: Canva


   


 



 

Comentários